GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
   
 
   
OS 'MACACOS' NO PODER – A GUERRA NOS BASTIDORES
     
   
A Guerra, nem sempre silenciosa, travada nos bastidores do Grupo 'Macaco', pelo poder político em Ipirá
     
    Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
03/06/2023
   
Razões, porque este artigo praticamente precisou ser escrito

Geralmente os assuntos políticos da cidade de Ipirá (BA) costumam render comentários diversos, acarretando conversações nas ruas, nas esquinas e rodas de conversas. Em momentos delicados, as vezes estas conversas fogem da realidade e ganham dimensões distantes dos fatos reais. Ainda acentuando, que algumas pessoas, talvez até por algum interesse particular ou como estratégia de oposição, pode se aproveitar da situação, distorcer os fatos, e começar a soltar os Face News, comentários falsos com segundas espertas intenções.

Durante a semana, nos bastidores, ocorreram diversos comentários falando que a entrevista cedida por Antônio Colonnezi tinha colocado 'lenha na fogueira' na já cismada relação entre os líderes do Grupo 'Macaco'.

Para complicar ainda mais a situação, um amigo, conhecido grande comerciante, localizado no centro comercial da cidade, comentou: "Eu soube que Antônio e Jurandy já nem estão mais no Grupo Macaco".

Um comentário que provavelmente já foi 'ventilado' por outras pessoas, que cria a dúvida e questiona se Antônio Colonnezi ainda está no Grupo 'Macaco', é o 'fim da picada'. Estas principais situações comentadas, além de outras mais, criou a percepção que um artigo que buscasse explicar, esclarecer a verdade da situação hora encontrada entre os líderes do Grupo 'Macaco' precisaria urgentemente ser escrito.


Assim, explicada a principal razão do artigo, espera-se que todos tenham uma boa leitura e que o texto abaixo esclareça o momento presente, o hoje, pelo qual passa o Grupo ‘Macaco’, ou mais especificamente os seus líderes.

"A Verdade nua e crua, vale mais que a mentira vestida de engano"
- Everaldo Fredman


'A política de Ipirá não é para amadores!'


"A política de Ipirá não é para amadores". A frase, costumeiramente é citada nas rodas de conversas, e até mesmo é possivel ser proferida por políticos e amigos, em Ipirá. Apesar da política parecer não ser para amodores em lugar algum, em se tratando de Ipirá, atualmente esta frase tem se mostrado como uma grande e absoluta verdade.

Ainda que o primeiro turno das próximas eleições municipais, esteja previsto para acontecer no primeiro domingo, (06) de outubro de 2024, faltando cerca de um ano e quatro meses, já é bastante comentado, nas rodas de conversas, que atualmente a disputa política local, dentro do Grupo 'Macaco' encontra-se em um momento, de turbulências, de cisma, de até mesmo de aparentar estar ocorrendo um possível racha dentro do Grupo.

Dois candidatos a prefeito para ocupar uma única vaga

O principal motivo das divergências atuais, seria a falta de uma concordância comum, dentre os coordenadores do Grupo 'Macaco' para a escolha do candidato visando disputar as próximas eleições municipais, pretendendo ocupar o cargo máximo no município, o de prefeito de Ipirá.

No momento, o atual prefeito eleito pelo grupo, Edvonilson Silva Santos (Dudy), já tem dito que não pretende concorrer a vaga para prefeito nas próximas eleições, mas indica e apoia o nome do seu atual Secretário de Finanças do município, Thiago do Vale, para disputar a vaga.

Por outro lado, Nina Gomes, atual vice-prefeita, esposa do ex-deputado Jurandy Oliveira, igualmente já manifestou a sua decisão em também concorrer a vaga de prefeito nas próximas eleições.

Em resumo, o problema maior é este: a manifestação de dois candidatos, do mesmo Grupo, para disputar a existência de uma única vaga para prefeito.

Ao problema da existência de dois candidatos, do mesmo Grupo, soma-se também a polêmica de quem entre os principais coordenadores vai apoiar quem.
     
   
   
Cabo de Guerra - Reprodução
   
'Cabo de Guerra' - No momento, pelo visto, de um lado, Dudy e Diomario apoiam Thiago do Vale. Do outro lado, Antônio e Jurandy apoiam Nina Gomes. Vale salientar que esta situação, este aparente 'cabo de guerra' existe hoje. Amanhã, as coisas poderão mudar, e novas decisões e possibilidades poderão ser descortinadas dentro do Grupo.

Grupo 'Macaco', mais amplo e aberto, com seis coordenadores principais

As divergências no poder, dentro do Grupo político ipiraense 'Macaco', uma agremiação claramente mais abrangente e aberta do que o Grupo opositor local 'Jacu', é natural. Observando que no período atual, para os principais envolvidos, situados no chamado 'alto da pirâmide' do poder, representa o momento de anseios, de conquista maior para cada um deles, dentro do Grupo com diversos coordenadores.

Logo, em decorrência do Grupo 'Macaco', ser mais amplo e aberto, com em torno de seis coordenadores principais, esta situação torna-se naturalmente previsível e esperada de acontecer. Vale destacar,
que estes problemas, hoje enfrentados pelo Grupo 'Macaco', necessariamente não existiriam se o Grupo fosse fechado, com a existência de um único líder político, que tudo decide e tem a obediência dos demais. Ainda valendo acentuar que as vezes determinados Grupos, além de ter um único líder, ainda tem como base a forte predominância do domínio de uma família.

Momento político atual é favorável para o Grupo 'Macaco'

O Grupo 'Macaco', como é do conhecimento dos ipiraenses, tem atravessado um círculo de colheitas, de vitórias e de acertos na manutenção do poder, em Ipirá.

O Grupo ganhou as últimas eleições municipais com uma grande folga, onde o prefeito atual Edvonilson Silva Santos (Dudy), venceu o candidato adversário com 6.094 votos de vantagem.

A vantagem, creditada ao Grupo 'Macaco', obtida na última eleição municipal representa uma das maiores vitórias já vista no município. Para complementar, o Grupo 'Macaco' apoiou o time vencedor nas últimas eleições estaduais, apoiando dentre outros candidatos, o Governador Jerônimo Rodrigues e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde assim, o Grupo 'Macaco' saiu duplamente fortalecido, dentro do jogo político, consagrando o fortalecimento do Grupo, no município e no Estado.

Particularmente, considero o Grupo 'Macaco', em sua totalidade formado por pessoas inteligentes, perspicazes e astutas. Salientando que são experientes na arte política, onde, ainda como diz o provérbio: "Cada um sabe onde lhe aperta o sapato".

Cortinas de fumaça?

Recentemente presenciamos atos, ouvimos frases, interlocuções com os políticos do Grupo 'Macaco', na maioria das vezes em entrevistas cedidas a mídia local e mesmo do Estado, que em vez de esclarecer, e deixar transparecer os rumores de uma briga interna, determinadas situações acabam complicando, confundindo, deixando um mar de dúvidas nos ouvintes, até mesmo entre os pensadores políticos locais, muitos deles pessoas inteligentes na área de análise política local, que na verdade, as encontro, as vezes, perdidos e desnorteados, nas suas apreciações politicas atuais.

Razões porque o Grupo 'Macaco', apesar da briga interna, confunde os eleitores e os analistas políticos locais

Entrevista com Antônio Colonnezi

Recentemente, em 25/05, o veterano líder político do Grupo 'Macaco', Antônio Colonnezi submeteu-se a uma entrevista local, onde esperava-se, segundo comentários ouvidos nos bastidores, a possível detonação de uma 'bomba', que poderia ter efeitos na repercussão popular e na política local. 'Bomba' esta, que segundo os comentários, poderia atingir com estilhaços muitos integrantes do próprio Grupo 'Macaco'.

Na entrevista, Antônio, de maneira diplomática, com palavras calculadas, na maioria das vezes bem pensadas, falou muito pouca da administração local atual, praticamente dirigindo algumas poucas críticas a situação do atendimento à saúde pública local, mas sem responsabilizar o governo atual pela situação.

Por outro lado, Antônio dirigiu críticas ácidas ao Governo do Estado, que segundo ele, o Governo estadual tem olhado muito para o município vizinho Itaberaba, e não tem olhado para Ipirá, com a importância que deveria olhar. "Itaberaba tem tudo e Ipirá fica pedindo esmolas ao Governo do Estado", disse Antônio, na sua conversa.

Em relação as próximas eleições municipais, Antônio novamente preferiu não polemizar. Antônio disse que ele não será candidato. Perguntado sobre o seu candidato, ele apenas disse que o candidato da sua preferência, hoje, no momento atual, é Nina Gomes, mas que o seu apoio, a sua opinião definitiva será 'cada agonia no seu dia'.

A grande maioria dos ouvintes analisou as colocações de Antônio, em relação a política local, como ouvisse, em vez de uma bomba, apenas um traque (uma bombinha pequena).

Para as pessoas, que buscam enxergar além das calmas expressões, Antônio se comportou de forma experiente, calma, mas que não deixou de dar o seu recado, para quem sabe ouvir.

Confira abaixo o resumo dos pontos principais da entrevista, com Antônio Colonnezi, em 25/05/2023, no site Ipirá City

Administração Municipal atual - Antônio diz que a administração atual (Dudy), está no caminho certo.

Saúde Pública - Antônio diz que Ipirá já teve um atendimento à saúde melhor. Mas ele não argumentou que a responsabilidade seja da administração atual. Segundo ele, a questão da saúde tem sido precária em todo o Brasil. Ainda segundo ele, o Hospital de Ipirá precisa melhorar a qualidade no atendimento público.

Educação Superior em Ipirá – Antônio espera que Ipirá seja contemplado, pelo governo federal ou estadual com uma universidade de qualidade

Presença do Governo do Estado em Ipirá – Antônio acha que Ipirá já teve uma presença melhor do Estado no município. Antônio ainda frisa que o governo anterior, o de Rui Costa, não deixou praticamente nada marcante para o município.

Candidatos para a próxima Eleição Municipal, em Ipirá - Antônio diz que ele não será candidato. O seu candidato no momento é Nina Gomes, e que os nomes ventilados no momento foram divulgados muito cedo. Questionado sobre se este nome hoje escolhido poderia continuar a ser o seu candidato preferido no futuro, ele respondeu que 'cada agonia no seu dia'.

Fábrica de Calçados
– Antônio acha que a fábrica tem tido uma diminuição constante no número de funcionários. Logo, para ele a fábrica está praticamente fechada e que a situação é lastimável, mas infelizmente a resolução da situação quase não depende da gestão municipal.

O que fazer para ter uma Ipirá melhor – Para Antônio, o Governo do Estado deve olhar melhor para o município. Segundo ele, Ipirá tem mais eleitores do que Itaberaba. O município nas últimas eleições do Estado, tem dado mais votos para a vitória do governo estadual do que Itaberaba. Enfim, segundo Antônio, "Itaberaba tem tudo e Ipirá fica pedindo esmolas ao Governo do Estado".
Antônio ainda reforça que o Governo do Estado não está olhando para Ipirá como o município merece.

Considerações Finais – O Governo Municipal deve melhora o atendimento à saúde pública. Ele espera que o Governo do Estado olhe melhor para o município, como Ipirá merece. Antônio frisa que é lastimável a situação da fábrica local, e espera que uma solução apareça para amenizar a situação. Finalizando, Antônio espera que Ipirá seja contemplado com um Campus Universitário de qualidade.

Dudy, diz que tira o chapéu para Jurandy Oliveira

Recentemente, o prefeito Dudy foi para uma emissora em Feira de Santana, e quando perguntado para quem ele 'tiraria o chapéu', ou seja, quem ele admira na política local e estadual, Dudy, sem hesitar disse que tira o chapéu para o ex-deputado Jurandy Oliveira.

A resposta de Dudy surpreendeu a muitos ouvintes, sendo que o dizer dele foi motivo de menção, na famosa 'roda de conversa', que acontece na praça Roberto Cintra, onde um partidário dos 'Macaco', aproveitou e arriscou: "Jurandy e Dudy estão na paz".

Thiago e Nina cortam o bolo de aniversário da cidade

Thiago do Vale e Nina Gomes Oliveira, possíveis pré-candidatos a prefeito nas próximas eleições, dento do Grupo 'Macaco', apesar das aparentes divergências, no aniversário da cidade eles estavam juntos, cortando o bolo de aniversário de Ipirá.

Cada um deles com uma faca enorme, cortaram o grande bolo, que representava o município, de maneira que muitos entenderam que eles estariam transmitindo a mensagem: "Vamos literalmente dividir o bolo. Vamos deixar de briga, e partir para o entendimento". No outro dia, o comentário nas ruas era: "Thiago e Nina estão juntos, não tem briga".

Os principais articuladores, dirigentes do Grupo 'Macaco'

Antônio Colonnezi
- Dentro do Grupo 'Macaco', Antônio tem a marca do Grupo cravada no peito e no coração.

Médico e líder político do Grupo 'Macaco', Antônio, ex-prefeito dentro do grupo, pode ser considerado o autêntico 'Macaco'. Antônio é considerado por muitos como o responsável por consolidar o Grupo, sem jamais ter articulado um 'pulo de cerca', que nunca saiu do seu círculo de poder, dentro do Grupo 'Macaco'.

Antônio, além de ser médico (facilidade de se tornar conhecido e de se aproximar do povo), é inegavelmente carismático, habilidoso, de comportamento amigável, prestativo e acolhedor.

Vale lembrar, que Antônio, dentro de uma articulação inteligente do Grupo, conseguiu eleger a esposa, também médica, para o cargo de prefeita do município. Vale salientar, que Ana Verena, considerada uma pessoa de pouca paixão pelo poder, acabou desistindo do cargo de prefeita, assim abrindo vaga para o médico Ademildo Almeida (in memoriam), também, na época, ligado ao Grupo 'Macaco'.

Uma característica forte de Antônio, como líder político, foi a coragem de abrir o Grupo, saber agregar lideranças dentro do Grupo 'Macaco', tornando o Grupo forte, com um histórico de diversas vitórias no campo político.

Talvez, no momento, o maior desafio de Antônio seja a habilidade, a procura da predisposição, a busca da compreensão, do discernimento dos outros dirigentes, para manter esta coesão.

Cabe a Antônio, juntamente com os outros líderes do Grupo, saber administrar interesses, dentro de um grupo com diversas conveniências individuais, sem dividir a agremiação política, que ele abriu e acolheu, lutando para consolidar e tornar um Grupo forte.

Resta, aos líderes do Grupo, como um todo, a compreensão, que a característica que tornou o Grupo forte, por ser aberto e acolhedor, não o leve a sua divisão e ao seu enfraquecimento.

Diomario Gomes de Sá
– Articulador, metódico e estrategista político, Diomario nasceu no Grupo 'Jacu'.

Advogado, na época quando jovem, naturalmente com ânsia de poder, como deve acontecer entre os verdadeiros políticos, se encontrando, de acordo com o que ele mesmo diz, sem espaço para crescer dentro do Grupo 'Jacu', Diomario, brigou, gritou alto, 'bateu na mesa' e tomou uma decisão, tida por muitos que o conhecem como correta, coerente e corajosa.

'Divorciado' do Grupo 'Jacu', Diomario, 'namorou' e foi acolhido pelo Grupo 'Macaco' e não decepcionou. Dentro do Grupo 'Macaco', Diomario elegeu-se por duas vezes para o cargo de prefeito, tornando-se um hábil estrategista e articulador político dentro do Grupo. Enfim, Diomario, tornou-se uma pessoa de confiança, dentro do Grupo, onde jamais ameaçou retornar, novamente para a trincheira dos 'Jacu'.

Vale salientar que Diomario conseguiu se destacar dentro do Grupo, por ser hábil, estrategista e metódico. Uma das suas características marcantes, foi que quando eleito prefeito pelas duas vezes pelo Grupo 'Macaco', além de abraçar os eleitores do Grupo que o acolheu, ele soube atrair, abraçar e acolher os também amigos já conhecidos dentro do Grupo opositor, 'Jacu'.

Jurandy Oliveira – Experiente e carismático, Jurandy nasceu para ser político.

Jurandy, de família proeminente do município, logo jovem formou-se em Direito. Sem entusiasmo pela carreira jurídica, mas com grande inclinação para a política, Jurandy, tornou-se prefeito de Ipirá, depois bandeou-se para o poder na esfera estadual, tornando-se deputado estadual por 10 mandatos consecutivos.

Em decorrência de sua carreira como deputado, Jurandy as vezes ficava ausente de Ipirá, mas sempre, quando podia buscava marcar a sua presença na cidade.

Quem conhece Jurandy, inegavelmente vai logo reconhecer que ali se encontra uma pessoa que nasceu para o ofício governamental.

Jura, como também é chamado pelos amigos, é um homem público afável, carismático e bom de conversa.

Sem rancor pelos adversários, Jurandy criou a sua marca própria, como um político companheiro das pessoas que o procuram, tido por muitos como 'o amigo de todas as horas'.

Edvonilson Silva Santos (Dudy) – No momento, dentro do jogo do poder governamental, Dudy tem cartas fortes escondidas na manga, pois tem a chave do cofre e a influência da máquina administrativa municipal em suas mãos.

Forte empresário, ex-vice-prefeito, atual prefeito do município, Dudy, que é considerado um 'Macaco' persistente, jamais abandonou o círculo do Grupo.

Após eleito prefeito, Dudy tem surpreendido e tem mostrado que aprendeu bem as lições do jogo do poder. Para muitos, estrategicamente, ele aprendeu as lições até bem demais.

Dudy, atualmente é tido por muitos como corajoso nas suas articulações dentro do poder político local. No jogo do poder, Dudy, aparentemente arriscou nas suas articulações políticas, saindo-se bem com o Governo do Estado e na condução da máquina administrativa municipal.

Dudy, de maneira inteligente e estratégica, sem experiencia administrativa municipal, ele, logo que eleito, elegeu Thiago do Vale (da família Oliveira) como seu Secretário de Finanças e o seu 'braço direito' no atual poder municipal.

Thiago do Vale – Formado em Direito, Thiago estreou na política local através do seu amigo Diomario, que o acolheu enormemente dentro da máquina administrativa local, quando prefeito por duas vezes.

Atual Secretário de Finanças do município, Thiago, sempre contando com o firme apoio de Diomario, e agora também do prefeito Dudy, tornou-se Secretário de governo e articulador de campanhas municipais para prefeito. Nesta situação, Thiago acabou adquirindo experiencias e conhecimentos dentro da política e da máquina municipal. Além, de como já foi dito, tornou-se o homem de confiança do prefeito Dudy, dentro do poder municipal atual.

Em decorrência das experiencias adquiridas dentro do poder, sempre dentro do Grupo 'Macaco', hoje, atualmente, percebe-se Thiago, como uma pessoa, que além da experiencia administrativa, é um político sensato, amigo e sabendo tratar as pessoas de maneira hábil, experiente e firme quando preciso.

Nina Gomes – Esposa do ex deputado Jurandy Oliveira, Nina soube ocupar o seu espaço, e pegar carona dentro do carisma e poder do esposo Jurandy.

Nina, é a atual vice-prefeita do município, ex-secretária municipal, durante a gestão de Diomario, e fundadora, no município, da Associação Beneficente Nina Gomes (ABENG).

Nina, dentro da política local, além de ter criado o seu próprio espaço, tem mostrado ser uma mulher dinâmica, inteligente, relacionada as ações sociais dentro do município, e demais articulações dentro do poder político local.

Para os observadores mais experientes, Nina, que tem o apoio do esposo em seus projetos políticos, mostra-se uma mulher lutadora, corajosa, que vai buscar o que ela quer e deseja com garra e determinação.

Dividir um Grupo que está forte, talvez seja o caminho para a sua derrota.

Em síntese, é de esperar que o desentendimento interno, dentro do Grupo 'Macaco' seja natural, sendo o resultado da sua abertura e do seu próprio crescimento.

É provável que o bom senso entre os principais dirigentes mostre que as possibilidades de vitória, nas próximas eleições, com o grupo unido, são muito fortes, pois, além do momento político ser favorável ao Grupo, eles sabem a importância da união em um Grupo político.

Grupo unido pode ser a certeza da vitória. Grupo dividido, divide a força, os eleitores e as chances de vitória minguam, são reduzidas.

Torcidas, orações e fogos comprados para comemorar a divisão do Grupo 'Macaco'.

Talvez seja preciso discernimento, enxergar, que se de fato, se uma divisão do Grupo acontecer, talvez o único a ter motivos reais para festejar tal acontecimento, seja a oposição, o Grupo 'Jacu'.

Arrisco a dizer que muitos do Grupo 'Jacu', já estão torcendo, fazendo orações e comprando os foguetes para festejarem uma possível divisão do Grupo 'Macaco'. Pois, com a divisão do Grupo aumentará em muito as possibilidades de vitórias do alvejado Grupo oposicionista 'Jacu'.

     
   
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas, é formado em Jornalismo/Comunicação Social e Direito, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
    contador de visitas
   
   
     
     
   
     
   
Veja também
     
   
     
     
   
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
   
     
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados