GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
      
 
 
O serviço faz parte da história, da cultura e da construção da cidade.
   
 
IPIRÁ: TRANSPORTES 'LIGEIRINHO' COMPLETAM
5 DÉCADAS DE EXISTÊNCIA
 
O serviço faz parte da história, da cultura e da construção da cidade.
   
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas  
www.ipiranegocios.com.br 
19/10/2015 - Atualizada em 21/10
  
 
Quem conhece Ipirá (BA), também conhece o serviço de transporte alternativo, mais conhecido como 'ligeirinho'. Atualmente, a modalidade de transporte local está completando 5 décadas, contando com cerca de 50 veículos. O local de concentração destes veículos é na praça Duque de Caxias, e imediações.
 
 
O serviço faz parte da história, da cultura e da construção da cidade. Diversos destes motoristas são pessoas que a comunidade já conhece há bastante tempo e prestam um serviço de relevância, reconhecido pela própria sociedade. Dentre eles muitos merecem destaque, pelo reconhecimento da qualidade do serviço prestado. Um exemplo recente de reconhecimento, com atos de familiaridade, foi a morte inesperada do motorista Nildo, filho de Rogério Pires (mais conhecido como Rogerão), em um acidente de moto, na estrada que liga Ipirá a Itaberaba, em 08/09/15, que surpreendeu o povo de Ipirá e causou comoção nas redes sociais, demostrando tristeza pela notícia e enviando mensagens de sentimentos e solidariedade à família da vítima.
 
 
O pioneiro, o primeiro a sentir a necessidade de um transporte que fizesse o trecho Ipirá – Feira de Santana, foi o ipiraense Raul Carneiro da Silva, no ano de 1965. Na época, antes da existência da Estrada do Feijão, o Sr Raul fazia a viagem em 6 horas, saia de Ipirá as 2 horas e chegava em Feira de Santana as 8h. O primeiro veículo utilizado foi um Jeep, fabricado em 1951, posteriormente, o transporte foi sendo substituido por outros veículos (Rural, Kombi, etc.)

Segundo Raul, ele transportava de tudo, desde passageiros, e até mesmo caixões com defuntos. Atualmente, Raul, com 80 anos, é proprietário do 'Armarinho Sr. Raul', localizado na rua Coronel Mendes, 55, centro da cidade.
 
 
Dentre os motoristas, na ativa, muitos merecem destaque, merecendo menção especial o veterano José Miraldo, com 47 anos de profissão. "Às vezes pegamos o passageiro na porta de sua casa e deixamos o mesmo no destino solicitado por ele, além disto nos confiam em conduzir filhos, idosos, doentes, ou até mesmo valores e mercadorias", disse Miraldo, com ares de quem conhece o povo da cidade e vice-versa.
 
 
Outro conhecido motorista, com serviços prestados há 20 anos na comunidade é José Fábio Pinheiro (mais conhecido como Fabinho). Para Fabinho, muitos dos motoristas dos ‘ligeirinhos’, prestam um serviço de importância à sociedade, e como tal, o serviço de transporte deveria ter um maior apoio por parte do poder público municipal. “Nós prestamos um serviço social. As vezes levamos um simples passageiro, fazemos o serviço de ambulâncias, pegamos ou entregamos documentos, servimos nas emergências, etc. Além de tudo isso, o ‘ligeirinho’ é uma alternativa de emprego para muitos, lembrando que o transporte sustenta diversas famílias ipiraenses, que deixam a sua renda no próprio município. Já a empresa de ônibus, embora pague impostos, concentra renda para uma só empresa, que acaba levando os recursos financeiros aqui adquiridos, para outras localidades”, frisou José Fábio.
 
Ipirá - Vista aérea
Entre os 417 municípios da Bahia, Ipirá ocupa a posição 36, com 62.253 habitantes. A distância entre Ipirá e Feira de Santana é 96 km. A empresa detentora da concessão do transporte de ônibus que serve Ipirá-Feira de Santana (e vice-versa), não tem concorrência, e não possui uma única linha direta, durante o horário diurno. Quem pegar um ônibus em Ipirá para Feira de Santana terá que entrar em outras cidades (Bravo, Serra Preta, Anguera) que ficam ao longo da Estrada do Feijão (BA-052). Uma viagem que poderia ser rápida torna-se demorada e cansativa.
 
 
Parabéns a todos os motoristas de 'ligeirinho' que construiram meio século de trabalho em Ipirá. Nós do site Ipirá Negócios somos solidários a uma classe que apesar dos momentos de dificuldades permanecem na luta com persistência e determinação. Nossa solidariedade se firma na certeza que todo trabalho, cuja finalidade seja ajudar, construir e edificar, tem caráter honesto e justo, devendo ser apoiado e exaltado.
 
contador de visitas
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
 
 
 
 
ACORDA IPIRÁ: MOSTRA O TEU NEGÓCIO PARA O MUNICÍPIO, O ESTADO,
O PAÍS, E O MUNDO
Acorda Ipirá! Acorda para um novo tempo. O site IPIRÁ NEGÓCIOS possui uma média de 60 mil acessos mensais, isso dá uma média de 2 mil acessos dia. Já pensou o que isso pode representar para você, o seu empreendimento? Em termos de divulgação, abrangência e custo-benefício, IPIRÁ NEGÓCIOS pode afirmar que atualmente é o maior e melhor veículo de propaganda do município, pois, além de divulgar para Ipirá, também divulga você e sua empresa para todo o Estado, o País e o Mundo.
 
Acesse e Leia
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios)? Mostre sua festa, seu casamento ou
aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras

Filmagens Digitais com DVD - Edição e DVDs personalizados - Equipamentos de última geração
                                     Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados